E se ocorrer um acidente de carro?!

Ninguém sai de casa pensando que poderá sofrer algum acidente de carro, mas infelizmente isso pode acontecer. É sempre chato e se não estamos no nosso país, isso pode ser ainda pior, pois não sabemos como proceder, não é mesmo?

Em primeiro lugar, o mais importante é garantir que o local do acidente fique bem sinalizado, garantindo assim segurança para si e para os outros. Com esse ntuito, devemos vestir o colete refletor e assinalar o local do acidente, colocando o triângulo a cerca de 30 metros.

Caso haja feridos, devemos ligar imediatamente para as autoridades competentes (PSP ou GNR). É importante desligue o motor imediatamente, e caso exista risco de incêndio ou derrame de óleo ou combustível, é preciso ligar imediatamente para os bombeiros ou polícia.

Os passos seguintes estão relacionados com as questões do seguro automóvel. Se os participantes decidirem fazer uma declaração amigável, é importante que a preencham corretamente, segundo informação do Instituto de Seguros de Portugal. No local do acidente devem recolher os elementos de identificação dos condutores, veículos e seguros (nome do segurador e o número da apólice, que podem ser encontrados num selo que deverá estar colocado no vidro da viatura). Cada condutor deve ficar com um exemplar para entregar ao seu segurador.

Se houver testemunhas, estas devem ser identificadas, bem como a morada e o telefone. Se possível, fotografe o local do acidente, os veículos e os danos.

Caso os condutores não cheguem a acordo, cada um deve preencher e assinar o seu próprio formulário de Declaração Amigável e entregá-lo ao segurador do outro veículo. Nestes casos, é ainda mais importante juntar fotografias dos danos e do local do acidente. Se não existir acordo sobre o modo como ocorreu o acidente ou se houver danos pessoais deve-se solicitar a presença da polícia.

Se nenhum dos condutores tiver uma folha de declaração, descreva, numa folha em branco, como ocorreu o acidente e os danos que resultaram. Este documento deve ser assinado pelos intervenientes. Não se esqueça de anotar os dados dos condutores, dos veículos e os números das apólices.

Sabidos todos os procedimentos, acho que ficamos mais tranquilos (ou menos desesperados, nao é mesmo?)

Espero que nunca precisem, mas não deixa de ser uma informação útil todo esse conhecimento.

Um comentário sobre “E se ocorrer um acidente de carro?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s