Supermercados e Superofertas

Portugal tem alguns bons supermercados. São grandes e possuem boas ofertas. É sempre bom ficar de olho e eleger dois ou três que possam ser constantemente consultados.

Lidl, Continente, Pingo Doce, Intermarché, Minipreço e Jumbo são algumas das mais populares.

Segundo o estudo da Deco Proteste,o Jumbo possui o título de cadeia de supermercado mais barato de Portugal.

Eu particularmente vou muito ao SuperCor, do el Corte Inglês, pela proximidade da minha casa. Nao é propriamente um supermercado barato, mas para comprar miudezas não deixa nada a desejar. Eu diria que se assemelha ao Zona Sul, do Rio de Janeiro.

Para os atacadistas, a melhor opçao é o Makro. Já fomos pra fazer compras para festas de aniversário e vale a pena para bebidas e grandes quantidades de itens em geral. Se não tens um restaurante, ou deseja comprar em grandes quantidades, não vale o esforço. Ah, e sim, tem q ter uma conta jurídica (empresa) para efetivar o cadastro prévio.

Já fomos algumas vezes no E.Leclerc também. Aliás, é ali que quase sempre abastacemos o carro de gasolina. Melhor preço!

Em Portugal, a Sonae (que detém a Modelo Continente) é quem lideram o mercado com 21% de quota (já após a compra do Carrefour), seguindo-se a Jerónimo Martins (dona do Pingo Doce e Feira Nova), com 16% (contando já com a cadeia Plus).

Ainda entre os cinco maiores está o grupo Os Mosqueteiros (que detém o Intermarché), com 11%, o grupo Auchan (dono do Jumbo) com 8% e finalmente a cadeia Minipreço, cuja quota ascende a 5%.

Outros que eu particularmente nunca fui: Spar, Meu Super, Pão de Açúcar e Brio

Cartões de fidelização

A maioria das redes dispõe desse recurso. Você pontua ali todas as suas compras e vai acumulando valores que te darão descontos nas próximas compras. Vale a pena fazer esses cartões fidalidade para todos, afinal não há custo e não se perde nada. Dica essa que se extende às demais grandes lojas, não somente aos supermercados.

Marcas brancas

A maioria das grandes marcas de supermercados em Portugal comercializam seus próprios produtos, são as chamadas marcas brancas. Os valores são sempre mais baratos que as outras marcas e os produtos oferecidos costumam ser de excelente qualidade. Eu particularmente tenho já os meus queridinhos nesse quesito. É o iogurte do Pingo Doce, a batata do Continente, e por aí vai. Além se serem de verdade os que eu mais gosto, fico feliz por pagar menos por eles do que pagaria por uma marca renomada.

Sacolas de compras

Aqui em Portugal cada pessoa leva suas sacolas reforçadas para colocar suas compras. Os supermercados vendem as sacolinhas plásticas por um pequeno preço, mas não é comum os consumidores utilizarem. É muito comum por aqui as pessoas andarem com sacolas de lona na bolsa ou no carro para a hora das compras ou até mesmo carregarem nas mãos seus itens quando compram poucas coisas. É uma questão ecológica e quando acostuma-se dessa forma, trata-se de um costume bastante válido.

Dito tudo isso tudo, já podemos ir às compras! Sempre de olho nos encartes de promoções porque sempre valem a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s