Você conhece o significado de todas as bandeiras das praias?

Nas praias vigiadas, as bandeiras içadas pelos nadadores-salvadores (salva-vidas) indicam o estado de segurança, perigos e proibições, com o intuito de informar e prevenir os banhistas.

Em Portugal, assim como no restante da Europa, a legenda é a seguinte:

  • Bandeira verde – Mar completamente calmo e condições de banho ideais.
  • Bandeira amarela – Mar pode causar alguns problemas, como ondas grandes, correntes perigosas ou fortes rajadas de vento. É preferível não entrar no mar.
  • Bandeira vermelha – Proibição do banho por algum motivo: condições meteorológicas, contaminação da água, presença de animais perigosos, etc.

E esse ano, as praias portuguesas ganharam uma nova bandeira:

  • Bandeira amarela e vermelha: indica onde é seguro tomar banho

Será entre essas bandeiras a zona segura para ir água. Os nadadores salvadores colocam essa indicação em zonas onde não há, por exemplo, agueiros. E podem mudar a localização durante o dia de acordo com as marés, por exemplo.

isnnn

Em algumas praias podemos também ver outras bandeiras menos comuns:

  • Bandeira xadrez preta e branca – O nadador-salvador não se encontra, de momento, na praia. É preciso cuidado reforçado no mar;
  • Bandeira preta – Praia fechada e/ou interdita devido ao estado do mar ou da areia;
  • Bandeira de medusas – Trata-se de uma bandeira branca com medusas como ícone. É usada para referir a presença de cnidários (medusas, águas-vivas, alforrecas, etc.) em zonas balneares.

Por último, a bandeira azul é um distintivo de qualidade que informa as melhores condições para ir à praia, tais como o estado da água, os serviços para pessoas com deficiência, os serviços públicos, etc.

  • Bandeira Azul – A praia é de boa qualidade, é apta para tomar banho de sol e mar, cumpre requisitos de segurança, sensibilização ambiental e oferece infraestruturas para os utentes.

Desde 1987 que a Fundação Europeia de Educação Alimentar distingue as melhores praias Europeias – em Portugal, este ano, são 320 as praias com Bandeira Azul. Que maravilha!

Conhecido todas essas legendas, tenho certeza que estás muito mais seguro para tomar um excelente banho de mar em segurança. Boa praia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s